Pergunta endereçada a todos os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Braga
em 20 de Setembro de 2013 às 03:57
Caro
....................
candidato a Presidente da Câmara Municipal de Braga pelo ...
1. Em Maio de 2013 o Executivo Municipal votou a autorização para que uma estátua do Cónego Eduardo Melo fosse colocada num espaço público de Braga, no caso a Rotunda Monte de Arcos, facto que se veio a efectivar em 9 de Agosto.
2. Como justificativo, foi divulgado que tal se deveu à apreciação favorável duma petição entrada na Câmara Municipal com cerca de 1000 assinaturas, nunca divulgadas, sublinhe-se.
A aprovação foi obtida por votação através da qual só o Presidente e os vereadores da maioria votaram favoravelmente, o que em si traduz a falta de consenso que seria desejável numa situação deste tipo.
3. Posteriormente foi colocada na Net uma Petição denominada "Rejeitamos a Estátua" que pode ser consultada em:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Rejeitamos-a-Estatua
Esta Petição Pública recolheu até agora mais de 2.100 assinaturas que se podem consultar em:
http://rejeitamosaestatua.blogspot.pt/
e em:
https://www.facebook.com/rejeitamos.aestatua?sk=wall
4. Em 13 de Agosto, os promotores da estátua promovem uma petição de sinal contrário solicitando à Câmara Municipal que a estátua seja mantida apesar das várias e distintas manifestações cidadãs em contrário.
Destes promotores, que disseram serem 1000, conhecem-se 2 e assinaram a respectiva petição on-line apenas 95 cujos nomes não foram até agora divulgados..
5. Perante estes factos perguntamos:
Caso seja eleito presidente ou vereador da Câmara Municipal de Braga que compromisso assume perante o problema criado pela autorização de ocupação do espaço público com um símbolo que manifestamente divide os cidadãos com a expressão evidenciada pelas petições citadas?
Sem comentários:
Enviar um comentário